Sobre Nós

No Espaço Koyro Bier servimos a “Koyro Bier” e culinária alemã e mineira desde 2015. O nosso movimento ainda é pequeno, por isso garantimos um atendimento 100% personalizado.

Quem cozinha e serve você, somos nós, Clério e Bettina Koyro, um casal “alemão– mineiro” que sempre gostou de cozinhar e receber amigos em torno de uma mesa farta, com pratos saborosos e bebida de qualidade.

História

Em 2015 resolvemos transformar este “hobby” em nossa atividade principal, partindo do princípio de que cada vez mais pessoas que moram nos grandes centros urbanos, procuram tranquilidade e descanso nas montanhas e curtem comida e bebida de qualidade, servidas em ambiente aconchegante, com pouco movimento e próximo à natureza exuberante.

Clério, com muitos anos de experiência na área metalúrgica e educação popular e Bettina com uma caminhada na área da enfermagem e terapias naturais, hoje resolveram se dedicar integralmente à culinária e recepção de hóspedes.

A casa em Mirantão, onde moramos, foi construída em 1994 dentro de um quintal espaçoso, cercado de mato e dois riachos. Em 2015 a varanda foi ampliada para o funcionamento do Espaço Koyro Bier, onde servimos você da mesma forma que recebemos amigos.

No ano da criação do Espaço, também iniciamos a fabricação da cerveja Koyro Bier, feita pelo Clério de forma artesanal e caseira, com receitas belgas, inglesas e irlandesas. A água pura da Serra da Mantiqueira contribui em especial para o sabor excelente desta cerveja, além do carinho e capricho do cervejeiro.

Além da cerveja temos a linha de Delikatessen alemãs, denominada de Backhaus com a produção de pães, biscoitos, bolos, ketchups, molhos e mostardas.

Experimente novos sabores

As receitas da culinária alemã servidas no Espaço Koyro Bier são uma coleção de pratos que sabemos preparar há muitos anos e cujos ingredientes achamos com facilidade no Brasil. Temos amigos na Alemanha, cozinheiros e cervejeiros artesanais, que nos orientam e auxiliam no aperfeiçoamento destas artes. Alguns temperos e ingredientes aos quais não temos acesso fácil no Brasil, trazemos da Alemanha.

A carne de porco é a carne mais consumida pelo povo alemão, portanto o bacon quase sempre se faz presente nas receitas. Porém, nos últimos anos tem aumentado o consumo de pratos vegetarianos e novas receitas surgiram que podem ser denominadas como “típicas alemãs”, mas com fortes influências da culinária turca, grega e asiática, por conta das migrações. Além de temperos provenientes da horta, como ervas aromáticas, a cozinha alemã lança mão de pimentas e condimentos fortes de origem africana ou asiática. Isso se dá pelo fato de que a comida na Europa Central na idade média tinha pouca variedade de sabores, tendo como base o pão de centeio e o repolho, sem temperos. Quando os mercados para a África e a Ásia foram abertos, condimentos como pimenta e curry começaram a fazer parte da cozinha alemã e a riqueza de uma pessoa era medida pela quantidade de pimenta que ela tinha na despensa.

A base da comida alemã é a batata que durante as duas guerras mundiais salvou muitas vidas da fome. Portanto você vai achar a maioria dos pratos do Espaço Koyro Bier acompanhados com batata cozida, purê de batata ou batata dourada.

A combinação de batata com carne de porco, cebola, queijo e creme de leite é tão perfeita e presente em muitas preparações do nosso cardápio que você terá uma excelente ideia sobre os sabores que a culinária alemã oferece.

Os embutidos como Kassler, salsichas e linguiças defumadas, são adquiridos de uma empresa em São Paulo, especialista em defumados e embutidos de receitas alemãs no Brasil.

Os pratos mineiros também são preparados pela cozinheira alemã, que tem uma paixão pela culinária mineira e ao longo dos 25 anos de sua residência no Brasil teve a oportunidade de conhecer o estado de Minas Gerais, sua população, costumes e iguarias.

Funcionamento

Os pratos são servidos mediante reserva antecipada, porém nunca deixamos ninguém sair com fome, mesmo que venha de surpresa. Temos pratos rápidos, igualmente saborosos que podemos servir em 20 minutos e muitas vezes acontece que os clientes voltam no próximo dia, encomendando pratos que demandam mais tempo de preparo. Nossos pratos são sempre preparados com calma, um pouco antes de serem consumidos, garantindo assim sabor e qualidade. Procuramos preparar tudo com ingredientes da região ou do próprio quintal.

Hospedagem

Para pessoas que querem usufruir de nossa hospitalidade para além do almoço ou jantar, alugamos quartos em nossa casa. Assim o hóspede tem a oportunidade de conhecer o delicioso café da manhã com especialidades alemãs e mineiras e curtir a cerveja Koyro Bier, sem precisar se preocupar em pegar a estrada à noite.

O quintal de 5.000 m² é arborizado, mas também têm grandes áreas que convidam para um banho de sol. O barulhinho do Ribeirão da Prata que corre ao lado do quintal tem um efeito tranquilizante. O espaço é ideal para praticar Ioga, meditar, ler um bom livro, estudar, descansar, relaxar, bater um papo com amigos ou simplesmente observar os animais do quintal, nossos gatos, galinhas, pássaros, saracuras e lagartos.